quinta-feira, 25 de abril de 2013

Tu és pedra


Cefas. Clique para ver melhor.

4 comentários:

Peter disse...

Resumindo a questão às fontes que é onde tenho que beber primeiro:

Números 20,11: "...Moisés levantou a mão, e feriu a Rocha duas vezes..."
Deut. 32,4: "Ele [Jesus] é a Rocha, cuja obra é perfeita..."
Isaías 8,14: "Então Ele... Pedra de tropeço, e de Rocha de escândalo..."
Salmo 18,2: "O Senhor é a minha Rocha..."
Salmo 19,14: "...Senhor, Rocha minha e libertador meu!"
Salmo 28:1: "A Ti clamarei, é Senhor, Rocha minha..."
Salmo 89,26: "...a Rocha da minha salvação."
Salmo 95,1: "...a Rocha da nossa salvação."
Salmo 144,1: "Bendito seja o Senhor, minha Rocha..."
Mat. 21.42: "...A Pedra... rejeitaram, essa foi posta por cabeça de ângulo..."
Actos 4,11: "Ele é a Pedra ... rejeitada ... posta por cabeça de esquina..."
Rom. 9,33: "...Sião uma Pedra de tropeço, e uma Rocha de escândalo..."
Efésios 2,20; 11:22; 5:23: "...Jesus Cristo é a principal Pedra de esquina... cabeça da igreja".
I Coríntios 10,4: "E beberam... da Pedra espiritual... e a Pedra era Cristo."

Vejamos o que diz o próprio Pedro:

I Pedro 2,4: "...E chegando-vos para Ele [Jesus] – Pedra viva..."
I Pedro 2,6-8: "Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes..."

O Apóstolo Paulo a falar sobre a mesma questão:

I Coríntios 3,11: "Porque ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo."

Finalmente Jesus Cristo referindo-se à "Pedra Angular" de qual falava o VT:

Mat. 21,42-44: "Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó."

Por fim, até o nosso Santo Agostinho também foi muito claro nesta questão da “pedra” reafirmando que ela significava e assentava sobre a confissão da divindade do Cristo por Pedro (The Fathers of the Church (Washington D.C., Catholic University, 1968), Saint Augustine, The Retractations Capítulo 20.1)

Agora por causa disto não amo o Papa Irmão Francisco! È claro que sim, cada vez mais.

Agora por causa disto não acolho o Papa Irmão Francisco como líder: È claro que sim, não o acolheram tb discípulos com naturalidade como líder com a ausência de Jesus… mesmo sabendo quem era afinal Pedro! Não seriam o episódio da traição, das chaves, da ira de Jesus no “aparta-te de mim Satanás…” dirigido a Pedro assim como todos os outros episódios tão humanos entre ele e os seus companheiros até ao fim das suas vidas que os faria ou me fará a mim rejeitá-lo, e de o não acolher como um Irmão Maior que me guia nos caminhos do Evangelho… Pedro, como eu e todos, apenas buscava de todo o seu coração a Deus… é tb o que faço junto os meus irmãos(as) na Fé… Mas com a consciência certa que o alvo é Cristo… é importante colocar as coisas no seu devido lugar!

Anónimo disse...

Agora cingindo-me apenas à foto, o contraste daquelas colunas e aquele Irmão está uma maravilha, não podia ser melhor!

Peter

Anónimo disse...

Bom. Ia escrever um comentário, mas depois do que escreveram antes, decidi não o fazer. Parabéns ao seu autor. Conseguiu fazer uma síntese perfeita do que eu penso. A Igreja não sou eu; eu é que também sou Igreja, e nada mudará nesta se eu não estiver aberto à possibilidade de estar enganado. O que frequentemente acontece, mesmo quando me ponho na atitude de acolhimento do Espírito Santo, pois não estou totalmente livre de mim mesmo.

Anónimo disse...

Acho que o fotógrafo estava inspirado, o Jorge tb ao escolher a fotografia e o Peter tb porque deixou aqui um excelente e valioso comentário . Todos inspirados por Deus pois as coisas boas só têm uma proveniência..a nós compete deixar que elas se propaguem e multipliquem ....parece fácil (às vezes!)
Jacome

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...