domingo, 27 de junho de 2010

27 de Junho de 1844. É assassinado o fundador dos mórmons

Joseph Smith Jr. (Vermont, 23 de Dezembro de 1805 - Illinois, 27 de Junho de 1844) é o fundador da Igreja dos Santos dos Últimos Dias. Ou “restaurador”, como dizem os mórnons (que preferem não ser identificados por esta palavra que tanto deriva do nome de um local onde o profeta Alma ensinou o Evangelho de Jesus Cristo ao povo do Rei Noé, em 146 a.C., como do nome do profeta que viveu nas Américas em 321 d.C. e que deu origem ao Livro de Mórmon).

No meio de uma revelação, Joseph Smith recebeu o Livro de Mórmon – a “bíblia” desta igreja de características milenaristas, publicada em 1830.

No dia 27 de Junho de 1844, enquanto aguardava por julgamento numa prisão devido à acusação de poligamia, Joseph Smith é assassinado por dissidentes da sua igreja.


Uma vez, aceitei mórmons em minha casa. Conversámos durante umas duas horas sobre religião. Não chegamos a lado nenhum, mas aumentei os meus conhecimentos sobre a organização.Os jovens americanos - já não me lembro de onde, mas na altura dei-lhes um mapa para me dizerem quais as suas terras - mantiveram sempre um semblante imperturbável. Perguntei-lhes pelos gostos. Música, cinema, desporto. Há mais de um ano e tal que... nada. Não podiam ver nem ouvir. Tinha ficado tudo na América. Mas um deles pôs os olhos nos meus CD e acabamos os três a ouvir Beck (Mellow Gold, Odelay, Mutations...). Teve algo de transgressão - para eles. Voltaram a passar para me convidar para o culto. Era à quarta à noite. Nessa altura eu tinha basquete. Não dava. Não que eu gostasse de basquete. Mas se faltasse as equipas ficavam desequilibradas.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...