terça-feira, 28 de julho de 2009

A história do velho Jim

Escreve Francisco Xavier Nguyen Van Thuan, recordando-se dos tempos que passou na prisão:

“Ali houve dias em que, reduzido ao maior cansaço, à doença, não consegui rezar uma única oração!
Vem-me à lembrança uma história, a do velho Jim. Todos os dias, às doze horas, Jim entrava na igreja, não mais do que dois minutos, depois saía. O sacristão era muito curioso e, um dia, deteve Jim e perguntou-lhe:
- Porque vem aqui todos os dias?
- Venho para rezar.
- Impossível! Que oração você pode fazer em dois minutos?
- Sou um velho ignorante, rezo a Deus à minha maneira.
- Mas o que é que você diz?
- Digo: Jesus, eis-me aqui, sou o Jim. E vou-me.
Passam os anos. Jim, sempre mais velho, doente, entra no hospital, na enfermaria dos pobres. Parece que Jim vai morrer depressa. O padre e a freira enfermeira estão perto de sua cama.
- Jim, diga uma coisa: porque é que, desde que você entrou nesta enfermaria, tudo mudou para melhor, e as pessoas ficaram mais contentes, felizes e amigas?
- Não sei. Quando eu posso caminhar, vou aqui e ali, visitando a todos, saúdo toda a gente, chamo toda a gente, faço-os rir, faço-os felizes. Com o Jim estão todos sempre felizes.
- Mas porque é que você é feliz?
- Vocês, quando recebem uma visita todos os dias não se sentem felizes?
- Certamente. Mas quem é que o visita? Nunca vimos ninguém.
- Quando entrei nesta enfermaria pedi duas cadeiras: uma para você e outra para o meu visitante, não vêem?
- Quem é o seu visitante?
- É Jesus. Antes eu ia à igreja visitá-lo, agora já não posso. Então, às doze hoiras, Jesus vem.
- E o que é que Jesus lhe diz?
- Diz: Jim, eis-me aqui, sou Jesus…
Antes de morrer, vimo-lo sorrir e fazer um gesto com a mão em direcção à cadeira próxima da sua cama, convidando alguém a sentar-se. Sorriu de novo e fechou os olhos”.

Francisco Xavier Nguyen Van Thuan, “Cinco pães e dois peixes” (Ed. Paulinas), pág. 32-34

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...